sábado, 6 de outubro de 2012

PROJETOS REALIZADOS COM A TURMA DE PRÉ-I A




UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTARENZINHO
PROFESSORAS: FRANCISCA E GRACIENE

Projeto: Meios de Comunicação
 

 TEMA: Os Meios de Comunicação na nossa vida cotidiana.

PÚBLICO ALVO: Educação infantil – pré - I A

 DURAÇÃO: 15 Dias do mês de setembro, no período de 10 a 20/09/2012

JUSTIFICATIVA:
O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros. Escolhemos este tema, para que os alunos reconheçam a importância dos meios de comunicação em vários aspectos da nossa vida cotidiana.

OBJETIVO GERAL

Valorizar os recursos de comunicação existentes desenvolvendo assim a socialização e a criatividades através dos meios de comunicação.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os diversos tipos de meios de comunicação e sua aplicação;
.Utilizar os meios de comunicação adequadamente;
 Confeccionar  meios de comunicação utilizando sucatas, ou reciclagem;
Utilizar as linguagens do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção como forma de expressão e comunicação de ideias;
Ter noções matemáticas;
Desenvolver a linguagem oral, escrita e visual;
Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
 Identificar os meios de comunicação existentes na escola;
 Confeccionar  mural sobre os meios de comunicação;

 METODOLOGIA


EU CURTO COMPUTADOR. LEGAL!

O Projeto será realizado em sala de aula no turno matutino e vespertino através de:
•Brincadeiras
•Pinturas livre e desenhos prontos
•colagem com materiais diversos
•Textos informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.
•Manuseio de jornais e revistas.
•um desenho para alguém da família.
•Exposição de mural com gravuras.
•Confecção de meios de comunicação usando sucata
•cineminha.
•Apreciação do filme.
•Aplicação real da matemática em relação aos meios de comunicação.
•Conhecer os números do celular.
•Noção matemáticas como tempo, quantidade, adição, subtração, etc.
•Pesquisa na escola, com visitas na secretaria, para observar como funcionam alguns meios de comunicação: computador, impressora, etc.
•Simulação de um telejornal - dramatização.
•Montagem de slides registrando as atividades realizadas.
 

CRONOGRAMA

DATA
MANHA
TARDE
10/09
• Realizar desenhos espontâneos     dos meios de comunicação e confecção do celular com papelão
         Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social;
11/09
• Trabalhar a noção de tempo: Ontem foi dia? Hoje é dia? Amanhã será dia, visita na secretaria.    
• cineminha com o filme:
“Peter Pan”
Atividades lúdicas (com meios de comunicação) noções de tamanho e distância e brincadeira livre
12/09
 História: “O soldadinho de chumbo” Trabalhar adição com a noção de juntar. Subtração com a noção de tirar, Simulação de um telejornal, e conversa no celular - dramatizada
Brincadeira no parquinho, noções de quantidade.
13/09
Confeccionar o rádio de caixinha de leite, brincadeira livre no parquinho.
Confeccionar telefone sem fio utilizando dois copos de plásticos descartáveis e um pedaço de barbante fino
14/09
•História:            
Brincar de telefone sem fio, radialista, locutor de TV narrador, Reconhecer os números no celular e pintura.
         Montar mural com figuras e os nomes dos meios de comunicação social.

17/09

• História:       

Construir uma TV para que as crianças contem suas histórias,

Leitura visual utilizando livros e revistas cineminha (as aventuras de Dora na floresta encantada)
18/09
         Brincadeira de estátua e dança das cadeiras,
Escrever para a família, através da escrita (rabisco) ou desenhos, uma cartinha.
Recorte e colagem das letras com iniciais dos nomes das crianças ( meios de comunicação)
19/09
•história:

 Contagem e recontagem de objetos da sala de aula e dos meios de comunicação afixados no mural. Colagem com sementes
Atividade lúdica no parquinho, noções de tempo e espaço.

20/09
Modelagem com argila
Pesquisa dos meios de comunicação na unidade.

VII- AVALIAÇÃO:
Acontecerá diariamente no decorrer do projeto com observações e registros escritos da participação e a socialização dos alunos nas atividades proposta, respeitando o desenvolvimento individual das crianças

REFERENCIA
http://mariaaparecidasm63.blogspot.com.br/2010/01/projeto-meios-de-comunicacao.html
 http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2010/10/atividades-meios-de-comunicacao.html



 FOTO FRANCISCA

RÁDIO

TELEVISÃO DE HISTÓRIAS
OLHA A TV!



MEU DESENHO FICOU LINDO.


TRABALHO COM ARGILA


UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTARENZINHO

PROFESSORAS: FRANCISCA E GRACIENE
TURMA: PRE- I  A
PERÍODO: DE 24 A 28 DE SETEMBRO DE 2012
 

PROJETO: TRÂNSITO

TEMA: “TRÂNSITO SEGURO”


JUSTIFICATIVA

Todos os anos o Detran (Departamento de Trânsito)de todos os estados fazem campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana do Trânsito, assim como distribuem material informativo e realizam eventos sobre o assunto.
Comportamentais e cognitivistas. Acreditando que o ensino das regras de trânsito e das consequências legais da sua inobservância sejam suficientes para modelar o comportamento dos alunos. Sendo assim nós professores da turma de pré-I, tivemos a iniciativa de promover o projeto “TRÂNSITO SEGURO” abordando  práticas de experiências educativas relacionadas ao trânsito
As abordagens da educação podem contribuir para que se consiga atingir os reais objetivos da Educação para o Trânsito. A abordagem Construtivista (Piaget, 1973) possibilita tornar o aluno ativo em seu processo de educação, quando são considerados seu ponto de vista, sua percepção e suas expectativas. Com a abordagem Sociocultural (Freire, 1978), promove-se a cidadania através da análise de situações reais do trânsito e da reflexão sobre as consequências da liberdade dada ao tráfego motorizado individual no aumento do risco de acidentes de trânsito. Com a abordagem Holística ou educação em valores humanos (Weil, 1990), o aluno vivencia experiências solidárias e cooperativas na sala de aula e no trânsito.

 OBJETIVO GERAL

Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educativas relacionadas ao trânsito favorecendo assim, o desenvolvimento de posturas e  atitudes que visem a segurança individual e coletiva para a construção de um espaço público democrático e equitativo.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Vivenciar o trânsito através de simulações.
• Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
• Conhecer os principais sinais de trânsito;
• Conhecer a função do guarda de trânsito            

•Utilizar diferentes linguagens (artística, corporal, oral e escrita) e brincadeiras para desenvolver atividades relacionadas ao trânsito;
•Apreciar e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais;
•Estabelecer relações entre os objetos: é igual, é diferente; é maior, é menor; etc.
•Agrupar objetos por semelhanças;
•ter noções de quantidade e espaço           

METODOLOGIA:
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais do Trânsito através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos  sobre o “Trânsito”.

RECURSOS
Materiais didáticos: lápis, xamex, giz de cera, cola, tesoura, cartolina,  livros, revistas,
.

 AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;
- Observando as mudanças comportamentais;
- A participação em grupo e individual nas atividades.

CRONOGRAMA:

DATA
ATIVIDADES (MANHÃ)
ATIVIDADES (TARDE)
24/09
Pedir que as crianças descrevam suas experiências em deslocar-se diariamente de casa á escola. Desenho livre
Cantar a música “atravessando a rua” e brincadeiras relacionadas ao transito
25/09
Diálogo sobre os cuidados no trânsito, o guarda, sinais e o semáforo. Recorte e colagem com EVA
Pintura e modelagem com massinha: carros, ônibus, sinais de trânsito, etc
26/09
Roda de conversa com história: “ A LEITEIRA E SEU BALDE” Contornar com figuras geométricas, em jornais e revistas, imagens associadas ao trânsito, para que as crianças recortem na linha demarcada. Conversar sobre o assunto e montar um painel. 

BRINCANDO DE TRÂNSITO
Atividades práticas no parquinho sobre as sinalizações.
27/09
Agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças;
Ordenar os elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças. Fazer simulação de trânsito no parquinho
NOCÕES DE QUANTIDADES,
Conceito longe/perto com brinquedos pedagógicos e pintura
28/09
HISTÓRIA:

 Passeio aos arredores da escola observando a circulação de veículos e pessoas, pinturas com carvão desenhando elementos relacionados ao trânsito.

Brincadeiras, jogos e DVD com música relacionadas ao trânsito


REFERENCIA

Valadares, Solange
Fofurinha: 3 e 4 anos: volume 4. Ed. –
Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010. – (Fofurinha


FOTOS: FRANCISCA














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